Atividades

Período: 25 a 27 de outubro de 2017 em São Carlos

Horário: Das 8h às 18h

Local: Praça da Ciência- UFSCar


Atividades interativas

A Química como área da Ciência que estuda os elementos e as substâncias que constituem a riqueza e a variedade de tudo que conhecemos em nosso mundo, irá trazer diferentes experimentos e demonstrações para brincar e aprender. Venham conferir as propriedades do nitrogênio líquido, do gás hélio, a magia das bolhas de sabão gigantes e muito mais!

 



A Física trará os tradicionais mas não menos divertidos e curiosos experimentos e demonstrações interativos onde mecânica, eletromagnetismo e acústica farão a ciência muito mais divertida. Não percam!!

 

A Matemática vai mostrar do que é capaz! Ela está presente em quase todas as atividades do nosso dia-a-dia. Divertida e curiosa traz muito prazer a quem se dedica a ela. As atividades, durante o Circo da Ciência, envolverão números de mágicas, brincadeiras com papel e barbante, entre várias outras, que aliarão diversão ao ato de aprender. Assim, o visitante (aluno ou professor ou curioso) apreciará o “gosto” bom das teorias matemáticas: Aritmética, Geometria, Álgebra...

 

Na área da Biologia iremos mostrar que toda a vida sofre um processo de mudança a curto, médio e longo prazo, no que se refere aos processos de evolução e extinção. Portanto, traremos ao público assuntos relacionados à diversidade genética, mimetismo, agrodiversidade, conservação, extinções atuais e a diversidade da vida no tempo de milhões de anos.

 

No Mundo de Vidro toda o encantamento e ciência dos materiais vítreos: resistência, quase inquebráveis, condutores de luz e informação, eletricidade e até ajudam a regenerar ossos! Venham conhecer características únicas desse material e ver porque estamos na Era do Vidro.

 

O Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica participará dessa edição com apresentações teatrais. Lucis est vita e E=mc2 são os temas da vez combinando com a SNCT de 2017 e a matemática. Além das apresentações teatrais, o grupo ainda apresentará diariamente em duas sessões o tradicional Show de Química, desvendando os efeitos especiais nas peças teatrais

 

A equipe do Baja também estará presente com seus super carros e muita mecânica envolvida. O BAJA tem por objetivo desafiar os alunos de graduação a projetar e desenvolver um veículo off road que participa de competições realizadas pela SAE (Society of Automotive Engineers). Baseado em seus valores, a equipe GENAU BAJA UFSCar oferece a seus membros as condições necessárias à aplicação prática de conhecimentos teóricos na área de sua formação profissional e um aprofundamento nas diversas áreas abrangidas pelos cursos de engenharia.


E muito mais...acompanhem as atualizações das atividades

Química verde- CerSusChem
Biodiversidade biológica- INCT Hympar
Astronomia- UFSCar e CDCC
GeoEdu: O universo das geociências
Batalha de fungos- INCT- Controle Biorreacional de Insetos Praga
Feira de Ciências- escolas da rede pública estadual de São Carlos
Matemática e saúde UNICEP