Apresentação

XIV Circo da Ciência

 

A ciência é tão próxima à vida de cada cidadão - meninos, meninas, jovens, adultos e idosos que não há necessidade de restringir seu conhecimento e sua aprendizagem através de leituras, palestras e ou aulas em espaços pré-determinados. Muito menos à utilização de ferramentas como lápis, papel, quadro-negro e livros-textos. Onde quer que se vá no planeta Terra, ciência é parte integrante do ambiente seres-vivos, ar, água, calor, luz, e forças como a gravitacional. A natureza, por si só, é material de primeira-mão para o ensino de ciências. Assim, para que ciência seja, efetivamente apre(e)ndida, e de uma forma interessante, ela deve ser experimentada. Não há como incentivar o aprendizado da ciência sem o uso da observação e da experimentação!

 

O Circo da Ciência na UFSCar é um evento anual de difusão/popularização da ciência que envolve todas as matérias básicas de ciências (Biologia, Química, Física e Matemática) e engenharias (Mecânica e Materiais) a partir de atividades expositivas/interativas com o público. Nele há exposição de experimentos, oferecimento de atividades internas e apresentação de peças teatrais, envolvendo o lado teórico e prático de fenômenos e conceitos em todas as disciplinas das Ciências, inclusive da Matemática, mostrando como ela pode ser fácil e divertida.

 

Graduandos e docentes da UFSCar e alguns convidados são os responsáveis pelas apresentações, efetivando a integração de ações e troca de conhecimentos com a comunidade externa, bem como dentro da própria universidade. O evento ocorrerá na Praça da Ciência, localizada na área norte campus São Carlos da UFSCar.